quinta-feira, 17 de março de 2011

Penso, logo sinto....

Falando sobre Terapia Cognitiva...
O que perturba o ser humano não são os fatos, mas a interpretação que ele faz dos fatos" - Epitetus - Sec. I


A Terapia Cognitiva (TC) é um sistema psicoterapêutico fundamentado no modelo cognitivo, segundo o qual a emoção e o comportamento são determinados pela forma como o indivíduo interpreta o mundo. (Bernard Rangé)
A maneira como pensamos, influencia o modo como nos sentimos e como iremos no comportar. Se tenho bons pensamentos, tenho bons sentimentos.O contrário também ocorre:  pensamentos ruins geram estados de humor ruins.
       O fato é que ninguém tem só uma coisa ou outra, todos nós temos pensamentos bons e ruins. Outro fato: temos pensamentos verdadeiros e falsos. Nem tudo que passa em nossos pensamentos é uma verdade absoluta.  

       Quer ver?
      Tente lembrar de uma situação que preocupou você... por exemplo: um dia que antecedeu uma prova, uma reunião importante, uma apresentação que precisou fazer, um trabalho que teve que entregar.  Talvez no dia anterior você teve insônia,  ficou ansioso, irritado, com medo de algo dar errado. E aí quando se deparou com a situação real percebeu que as coisas não aconteceram bem do jeito que havia imaginado. Tudo funcionou, você fez um bom trabalho, foi bem na prova ou fez uma boa apresentação. Ufa... que alívio!  Neste momento, quem sabe tenha pensado: “sofri tanto sem necessidade”! Ou seja, você caiu na armadilha do pensamento. O mal estar anterior foi gerado por pensamentos ruins a respeito do que estava por vir.

       Se você aceita todos os seus pensamentos negativos como verdades absolutas corre o risco de sofrer sem necessidade.

      Nem sempre conseguimos identificar o que é verdadeiro, o que é fruto de nossa interpretação distorcida da realidade. Um dos objetivos da Terapia Cognitiva é fazer com que o paciente aprenda a identificar e lidar de um modo diferente com seus pensamentos. Não mais aceitando todos como verdade absoluta, mas sim, aprendendo a identificá-los e confrontá-los com evidências reais e concretas. Este exercício cognitivo possibilita melhorias em seu estado emocional e em seu comportamento, afinal, uma coisa influencia a outra, o tempo todo.


       Cuidado com seus pensamentos, eles são o ponto de partida para suas ações”

Nenhum comentário:

Postar um comentário