quinta-feira, 15 de maio de 2014

Fortalecimento Pessoal

Robert Leahy em seu livro “Como Lidar com as Preocupações”  define fortalecimento pessoal como: a capacidade de fazer o que deve ser feito. Estabelecer metas saudáveis para si e seguir um plano de ação. É a habilidade de manter-se no rumo, permanecer na tarefa e não se distrair. É a capacidade de manter as metas diante de si e fazer o que precisa ser feito e não o que se quer fazer. Ser capaz de fazer o que não se quer fazer é uma forma de vencer a procrastinação, a preocupação, a baixa tolerância à frustração, a depressão e a ansiedade

Ao buscarmos  fortalecimento, por vezes precisaremos fazer coisas consideradas desagradáveis, superar o descoforto e a intolerância a frustração para então alcançarmos os resultados esperados. Ou seja, como tudo na vida, o trabalho árduo, virá antes da recompensa.

Suponha que você precisa perder peso. Para isso, precisará estabelecer metas, abrir mão de coisas que gosta (fazer o que precisa e não o que quer) para depois de algum tempo alcançar o resultado desejado.  Tolerar o desconforto faz parte do caminho para chegar onde se quer.

Quando adiamos uma tarefa que não gostamos de fazer, experimentamos uma sensação momentanea de conforto. Em seguida, podemos começar a nos preocupar e cobrar por não ter feito aquilo que inicialmente era uma meta.  Segundo Leahy, precisamos nos tornar bem sucedidos ao nos tornarmos imperfeitos. Não precisamos de perfeição, precisamos de progresso. Se você está firme na dieta mas em um dia resolve comer muito, é muito melhor voltar aos trilhos no dia seguinte do que continuar comendo só porque não foi perfeito em um dia. A imperfeição e nossa tolerância à ela faz parte do processo de fortalecimento pessoal.

Se passarmos pelo desconforto inicial e executarmos a tarefa a sensação posterior será positiva: Eu fiz, eu consegui, eu fui capaz (reforço da auto estima).

Bora praticar?






Nenhum comentário:

Postar um comentário